Avançar para o conteúdo principal

>, < ou =

A aprendizagem da simbologia matemática, nesta faixa etária, por vezes torna-se confusa e exigente.

Ao ensinar matemática de forma mais prática e com mnemónicas e jogos, facilita a aquisição de conceitos e a aprendizagem torna-se mais efetiva.

Assim, ao introduzirmos os conceitos de maior, menor e igual, conteúdos programáticas das competências do 1º ano, nos números naturais, procurámos uma atividade mais significativa e construtiva.

Construímos o crocodilo, que é grande logo é o maior, e temos o golfinho que também come os números mas é o menor que.

Foi uma forma muito divertida de aprendermos matemática.

Crocodilo - maior que
Golfinho - menor que

















Comentários

Mensagens populares deste blogue

Regras da sala

Mais um miminho... as regras da nossa sala. 

"Pássaro da Alma"

Esta semana temos andado a preparar o início do ano letivo com o livro " Pássaro da Alma". Este livro é considerado uma obra de beleza poética, a relação entre o nosso interior e nós mesmos é explicado de uma forma simples e delicada. Aprendemos a abrir e a fechar gavetas do nosso interior e através do jogo das gavetas conseguimos resolver sentimentos, comportamentos e atitudes. Já sabemos que ao entrar na escola devemos abrir a gaveta do Trabalho, do Respeito, do Silêncio, da Alegria, entre outras e devemos fechar aquelas gavetas do barulho, das birras, das zangas e tantas outras que por vezes se abrem sem nós querermos. Esta atividade tem sido uma excelente ajuda para os futuros alunos do 1º ano saberem quais os comportamentos e atitudes que deverão ter ao entrar no 1º ciclo.

História do Pedrito Coelho

Iniciámos o nosso período letivo com o livro da Beatrice Potter “ A história de Pedrito Coelho”,   livro recomendado pelo Plano Nacional de Leitura para o 1º ano. Pedrito é um coelho desobediente que resolve não seguir os conselhos da mãe e entra numa aventura que poderia ter corrido mal. Na horta, Pedrito encontra rabanetes, alfaces, cenouras e muitas outras coisas. Este livro foi o ponto de partida para lançar o nosso projeto “Regar para Amealhar”, que tem por base a agricultura e o que podemos colher da terra, e tem como objetivo incutir aos alunos que  é necessário trabalhar para amealhar sucessos. Aproveitámos também este livro para o momento de formação cívica, onde se falou das regras e do respeito aos pais e aos crescidos. Muitos têm sido os trabalhos em torno do livro: Espantalhos com os nomes; Tomates com as vogais; Jogo das Cenouras com os números. E muitos mais trabalhos surgirão....     Já aprende...