Avançar para o conteúdo principal

Grafismos

A apropriação da escrita é um processo complexo, envolve o domínio do sistema alfabético-ortográfico e o uso efetivo e autónomo da língua escrita em práticas sociais diversificadas.

O domínio do sistema de escrita não se reduz ao domínio gráfico, no entanto é necessário efetuar
grafismos e dominar a “arte do desenho” para reproduzir a linguagem verbal em linguagem escrita.


 [...] se a escrita é concebida como um código de transcrição, sua aprendizagem é concebida como a aquisição de uma técnica; se a escrita é concebida como um sistema de representação, sua aprendizagem se converte em apropriação de um novo objeto de conhecimento, ou seja, em uma aprendizagem conceitual. (FERREIRO, 1984)

Ferreiro afirma que a criança constrói o seu conhecimento sobre a língua escrita na interação com o objeto e que alfabetizar é um processo de conquista que a criança faz em direção ao conhecimento da escrita.


Nestas semanas iniciais de trabalho, temos realizado muitos grafismos e já estamos preparados para ingressar nesta caminhada da linguagem escrita.





















Comentários

Mensagens populares deste blogue

Regras da sala

Mais um miminho... as regras da nossa sala. 

Porquinhos Mealheiros

Oficina "Artes no Campo" + Dia do Animal + Projeto "Regar para Amealhar" = Porquinho Mealheiro Este Porquinho Mealheiro não servirá para guardarmos dinheiro, mas sim algo muito mais valioso. Servirá para amealhar os nossos sucessos, empenho, trabalho e dedicação. Sempre que o nosso comportamento seja positivo, o nosso empenho e as nossas avaliações sejam muito boas iremos receber uma moeda para guardar no porquinho. E no final, desta nossa caminhada, iremos autoavaliar o que amealhámos.    

História do Pedrito Coelho

Iniciámos o nosso período letivo com o livro da Beatrice Potter “ A história de Pedrito Coelho”,   livro recomendado pelo Plano Nacional de Leitura para o 1º ano. Pedrito é um coelho desobediente que resolve não seguir os conselhos da mãe e entra numa aventura que poderia ter corrido mal. Na horta, Pedrito encontra rabanetes, alfaces, cenouras e muitas outras coisas. Este livro foi o ponto de partida para lançar o nosso projeto “Regar para Amealhar”, que tem por base a agricultura e o que podemos colher da terra, e tem como objetivo incutir aos alunos que  é necessário trabalhar para amealhar sucessos. Aproveitámos também este livro para o momento de formação cívica, onde se falou das regras e do respeito aos pais e aos crescidos. Muitos têm sido os trabalhos em torno do livro: Espantalhos com os nomes; Tomates com as vogais; Jogo das Cenouras com os números. E muitos mais trabalhos surgirão....     Já aprende...