A apropriação da escrita é um processo complexo, envolve o domínio do sistema alfabético-ortográfico e o uso efetivo e autónomo da língua escrita em práticas sociais diversificadas.
O domínio do sistema de escrita não se reduz ao domínio gráfico, no entanto é necessário efetuar
grafismos e dominar a “arte do desenho” para reproduzir a linguagem verbal em linguagem escrita.
[...] se a escrita é concebida como um código de transcrição, sua aprendizagem é concebida como a aquisição de uma técnica; se a escrita é concebida como um sistema de representação, sua aprendizagem se converte em apropriação de um novo objeto de conhecimento, ou seja, em uma aprendizagem conceitual. (FERREIRO, 1984)
Ferreiro afirma que a criança constrói o seu conhecimento sobre a língua escrita na interação com o objeto e que alfabetizar é um processo de conquista que a criança faz em direção ao conhecimento da escrita.
Nestas semanas iniciais de trabalho, temos realizado muitos grafismos e já estamos preparados para ingressar nesta caminhada da linguagem escrita.
O domínio do sistema de escrita não se reduz ao domínio gráfico, no entanto é necessário efetuar
grafismos e dominar a “arte do desenho” para reproduzir a linguagem verbal em linguagem escrita.
[...] se a escrita é concebida como um código de transcrição, sua aprendizagem é concebida como a aquisição de uma técnica; se a escrita é concebida como um sistema de representação, sua aprendizagem se converte em apropriação de um novo objeto de conhecimento, ou seja, em uma aprendizagem conceitual. (FERREIRO, 1984)
Ferreiro afirma que a criança constrói o seu conhecimento sobre a língua escrita na interação com o objeto e que alfabetizar é um processo de conquista que a criança faz em direção ao conhecimento da escrita.
Nestas semanas iniciais de trabalho, temos realizado muitos grafismos e já estamos preparados para ingressar nesta caminhada da linguagem escrita.
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