O ensino das ciências com crianças deve ter para além do
carácter formativo e informativo, uma grande carga lúdica.
Na nossa oficina de “ laboratório no campo”, os nossos
pequenos cientistas e grandes investigadores colocaram diversas questões sobre
o nosso projeto. Começamos por
questionar as necessidades das diferentes plantas e como não houve consenso
entre todos os botânicos, decidimos projetar e realizar uma experiência para
testar as necessidades das sementes. Assim, à medida que nos vamos
familiarizando com o processo cientifico, iremos descobrir qual a importância
da luz, da água, do ar e do solo para a
Germinação bem sucedida das sementes.
Assim realizámos a experiência da Germinação do Feijão.
Começámos por pintar os frascos, colocámos algodão e molhámos, depois colocámos o feijão e iremos aguardar.
Temos um frasco fechado (que representa a semente sem ar) e temos um frasco dentro do armário que representa a sementa sem luz.
Numa folha fizemos as nossas previsões.
Vamos aguardar os resultados para chegarmos às nossas conclusões.
A existência de uma componente experimental que permite o desenvolvimento
de aptidões e atitudes cientificas não pode abandonar a necessidade de as
crianças destes níveis têm de jogar, representar…
Assim dentro do espírito de investigação são desenvolvidas
estratégias de aprendizagem construtivista, começando por questionar o aluno
sobre dado fenómeno, em lugar da obtenção imediata de resposta.
As questões que surgiram nesta primeira fase, foram:
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