Avançar para o conteúdo principal

Laboratório do Campo

O ensino das ciências com crianças deve ter para além do carácter formativo e informativo, uma grande carga lúdica.

A existência de uma componente experimental que permite o desenvolvimento de aptidões e atitudes cientificas não pode abandonar a necessidade de as crianças destes níveis têm de jogar, representar…

Assim dentro do espírito de investigação são desenvolvidas estratégias de aprendizagem construtivista, começando por questionar o aluno sobre dado fenómeno, em lugar da obtenção imediata de resposta.

 Na nossa oficina de “ laboratório no campo”, os nossos pequenos cientistas e grandes investigadores colocaram diversas questões sobre o nosso projeto.  Começamos por questionar as necessidades das diferentes plantas e como não houve consenso entre todos os botânicos, decidimos projetar e realizar uma experiência para testar as necessidades das sementes. Assim, à medida que nos vamos familiarizando com o processo cientifico, iremos descobrir qual a importância da luz, da água, do ar e do solo para a Germinação bem sucedida das sementes.

 
As questões que surgiram nesta primeira fase, foram:


 
 
Assim realizámos a experiência da Germinação do Feijão.

Começámos por pintar os frascos, colocámos algodão e molhámos, depois colocámos o feijão e iremos aguardar.

Temos um frasco fechado (que representa a semente sem ar) e temos um frasco dentro do armário que representa a sementa sem luz.

Numa folha fizemos as nossas previsões.  Vamos aguardar os resultados para chegarmos às nossas conclusões. 






 




 



 



                                                                          

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Porquinhos Mealheiros

Oficina "Artes no Campo" + Dia do Animal + Projeto "Regar para Amealhar" = Porquinho Mealheiro Este Porquinho Mealheiro não servirá para guardarmos dinheiro, mas sim algo muito mais valioso. Servirá para amealhar os nossos sucessos, empenho, trabalho e dedicação. Sempre que o nosso comportamento seja positivo, o nosso empenho e as nossas avaliações sejam muito boas iremos receber uma moeda para guardar no porquinho. E no final, desta nossa caminhada, iremos autoavaliar o que amealhámos.    

História do Pedrito Coelho

Iniciámos o nosso período letivo com o livro da Beatrice Potter “ A história de Pedrito Coelho”,   livro recomendado pelo Plano Nacional de Leitura para o 1º ano. Pedrito é um coelho desobediente que resolve não seguir os conselhos da mãe e entra numa aventura que poderia ter corrido mal. Na horta, Pedrito encontra rabanetes, alfaces, cenouras e muitas outras coisas. Este livro foi o ponto de partida para lançar o nosso projeto “Regar para Amealhar”, que tem por base a agricultura e o que podemos colher da terra, e tem como objetivo incutir aos alunos que  é necessário trabalhar para amealhar sucessos. Aproveitámos também este livro para o momento de formação cívica, onde se falou das regras e do respeito aos pais e aos crescidos. Muitos têm sido os trabalhos em torno do livro: Espantalhos com os nomes; Tomates com as vogais; Jogo das Cenouras com os números. E muitos mais trabalhos surgirão....     Já aprende...

Bom ano letivo