Avançar para o conteúdo principal

Laboratório do Campo

O ensino das ciências com crianças deve ter para além do carácter formativo e informativo, uma grande carga lúdica.

A existência de uma componente experimental que permite o desenvolvimento de aptidões e atitudes cientificas não pode abandonar a necessidade de as crianças destes níveis têm de jogar, representar…

Assim dentro do espírito de investigação são desenvolvidas estratégias de aprendizagem construtivista, começando por questionar o aluno sobre dado fenómeno, em lugar da obtenção imediata de resposta.

 Na nossa oficina de “ laboratório no campo”, os nossos pequenos cientistas e grandes investigadores colocaram diversas questões sobre o nosso projeto.  Começamos por questionar as necessidades das diferentes plantas e como não houve consenso entre todos os botânicos, decidimos projetar e realizar uma experiência para testar as necessidades das sementes. Assim, à medida que nos vamos familiarizando com o processo cientifico, iremos descobrir qual a importância da luz, da água, do ar e do solo para a Germinação bem sucedida das sementes.

 
As questões que surgiram nesta primeira fase, foram:


 
 
Assim realizámos a experiência da Germinação do Feijão.

Começámos por pintar os frascos, colocámos algodão e molhámos, depois colocámos o feijão e iremos aguardar.

Temos um frasco fechado (que representa a semente sem ar) e temos um frasco dentro do armário que representa a sementa sem luz.

Numa folha fizemos as nossas previsões.  Vamos aguardar os resultados para chegarmos às nossas conclusões. 






 




 



 



                                                                          

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Regras da sala

Mais um miminho... as regras da nossa sala. 

Porquinhos Mealheiros

Oficina "Artes no Campo" + Dia do Animal + Projeto "Regar para Amealhar" = Porquinho Mealheiro Este Porquinho Mealheiro não servirá para guardarmos dinheiro, mas sim algo muito mais valioso. Servirá para amealhar os nossos sucessos, empenho, trabalho e dedicação. Sempre que o nosso comportamento seja positivo, o nosso empenho e as nossas avaliações sejam muito boas iremos receber uma moeda para guardar no porquinho. E no final, desta nossa caminhada, iremos autoavaliar o que amealhámos.    

História do Pedrito Coelho

Iniciámos o nosso período letivo com o livro da Beatrice Potter “ A história de Pedrito Coelho”,   livro recomendado pelo Plano Nacional de Leitura para o 1º ano. Pedrito é um coelho desobediente que resolve não seguir os conselhos da mãe e entra numa aventura que poderia ter corrido mal. Na horta, Pedrito encontra rabanetes, alfaces, cenouras e muitas outras coisas. Este livro foi o ponto de partida para lançar o nosso projeto “Regar para Amealhar”, que tem por base a agricultura e o que podemos colher da terra, e tem como objetivo incutir aos alunos que  é necessário trabalhar para amealhar sucessos. Aproveitámos também este livro para o momento de formação cívica, onde se falou das regras e do respeito aos pais e aos crescidos. Muitos têm sido os trabalhos em torno do livro: Espantalhos com os nomes; Tomates com as vogais; Jogo das Cenouras com os números. E muitos mais trabalhos surgirão....     Já aprende...