Avançar para o conteúdo principal

Grafismos

A apropriação da escrita é um processo complexo, envolve o domínio do sistema alfabético-ortográfico e o uso efetivo e autónomo da língua escrita em práticas sociais diversificadas.

O domínio do sistema de escrita não se reduz ao domínio gráfico, no entanto é necessário efetuar
grafismos e dominar a “arte do desenho” para reproduzir a linguagem verbal em linguagem escrita.


 [...] se a escrita é concebida como um código de transcrição, sua aprendizagem é concebida como a aquisição de uma técnica; se a escrita é concebida como um sistema de representação, sua aprendizagem se converte em apropriação de um novo objeto de conhecimento, ou seja, em uma aprendizagem conceitual. (FERREIRO, 1984)

Ferreiro afirma que a criança constrói o seu conhecimento sobre a língua escrita na interação com o objeto e que alfabetizar é um processo de conquista que a criança faz em direção ao conhecimento da escrita.


Nestas semanas iniciais de trabalho, temos realizado muitos grafismos e já estamos preparados para ingressar nesta caminhada da linguagem escrita.





















Comentários

Mensagens populares deste blogue

Regras da sala

Mais um miminho... as regras da nossa sala. 

"Pássaro da Alma"

Esta semana temos andado a preparar o início do ano letivo com o livro " Pássaro da Alma". Este livro é considerado uma obra de beleza poética, a relação entre o nosso interior e nós mesmos é explicado de uma forma simples e delicada. Aprendemos a abrir e a fechar gavetas do nosso interior e através do jogo das gavetas conseguimos resolver sentimentos, comportamentos e atitudes. Já sabemos que ao entrar na escola devemos abrir a gaveta do Trabalho, do Respeito, do Silêncio, da Alegria, entre outras e devemos fechar aquelas gavetas do barulho, das birras, das zangas e tantas outras que por vezes se abrem sem nós querermos. Esta atividade tem sido uma excelente ajuda para os futuros alunos do 1º ano saberem quais os comportamentos e atitudes que deverão ter ao entrar no 1º ciclo.

Porquinhos Mealheiros

Oficina "Artes no Campo" + Dia do Animal + Projeto "Regar para Amealhar" = Porquinho Mealheiro Este Porquinho Mealheiro não servirá para guardarmos dinheiro, mas sim algo muito mais valioso. Servirá para amealhar os nossos sucessos, empenho, trabalho e dedicação. Sempre que o nosso comportamento seja positivo, o nosso empenho e as nossas avaliações sejam muito boas iremos receber uma moeda para guardar no porquinho. E no final, desta nossa caminhada, iremos autoavaliar o que amealhámos.