Avançar para o conteúdo principal

Laboratório do Campo

O ensino das ciências com crianças deve ter para além do carácter formativo e informativo, uma grande carga lúdica.

A existência de uma componente experimental que permite o desenvolvimento de aptidões e atitudes cientificas não pode abandonar a necessidade de as crianças destes níveis têm de jogar, representar…

Assim dentro do espírito de investigação são desenvolvidas estratégias de aprendizagem construtivista, começando por questionar o aluno sobre dado fenómeno, em lugar da obtenção imediata de resposta.

 Na nossa oficina de “ laboratório no campo”, os nossos pequenos cientistas e grandes investigadores colocaram diversas questões sobre o nosso projeto.  Começamos por questionar as necessidades das diferentes plantas e como não houve consenso entre todos os botânicos, decidimos projetar e realizar uma experiência para testar as necessidades das sementes. Assim, à medida que nos vamos familiarizando com o processo cientifico, iremos descobrir qual a importância da luz, da água, do ar e do solo para a Germinação bem sucedida das sementes.

 
As questões que surgiram nesta primeira fase, foram:


 
 
Assim realizámos a experiência da Germinação do Feijão.

Começámos por pintar os frascos, colocámos algodão e molhámos, depois colocámos o feijão e iremos aguardar.

Temos um frasco fechado (que representa a semente sem ar) e temos um frasco dentro do armário que representa a sementa sem luz.

Numa folha fizemos as nossas previsões.  Vamos aguardar os resultados para chegarmos às nossas conclusões. 






 




 



 



                                                                          

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Regras da sala

Mais um miminho... as regras da nossa sala. 

"Pássaro da Alma"

Esta semana temos andado a preparar o início do ano letivo com o livro " Pássaro da Alma". Este livro é considerado uma obra de beleza poética, a relação entre o nosso interior e nós mesmos é explicado de uma forma simples e delicada. Aprendemos a abrir e a fechar gavetas do nosso interior e através do jogo das gavetas conseguimos resolver sentimentos, comportamentos e atitudes. Já sabemos que ao entrar na escola devemos abrir a gaveta do Trabalho, do Respeito, do Silêncio, da Alegria, entre outras e devemos fechar aquelas gavetas do barulho, das birras, das zangas e tantas outras que por vezes se abrem sem nós querermos. Esta atividade tem sido uma excelente ajuda para os futuros alunos do 1º ano saberem quais os comportamentos e atitudes que deverão ter ao entrar no 1º ciclo.

Porquinhos Mealheiros

Oficina "Artes no Campo" + Dia do Animal + Projeto "Regar para Amealhar" = Porquinho Mealheiro Este Porquinho Mealheiro não servirá para guardarmos dinheiro, mas sim algo muito mais valioso. Servirá para amealhar os nossos sucessos, empenho, trabalho e dedicação. Sempre que o nosso comportamento seja positivo, o nosso empenho e as nossas avaliações sejam muito boas iremos receber uma moeda para guardar no porquinho. E no final, desta nossa caminhada, iremos autoavaliar o que amealhámos.